terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

maca-peruana

8 Benefícios da Maca Peruana – Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Dosagem

Muitas plantas que antes tinham utilização localizada às regiões de origem continuam a serem descobertas pela ciência e se tornam conhecidas em todo o mundo, caindo no gosto popular. A maca peruana é um exemplo disso. Ela também é conhecida como ginseng peruano e é utilizada e venerada como erva medicinal desde a antiguidade, pelos povos Incas.
Neste artigo falaremos mais a fundo sobre o que é, quais os benefícios da maca peruana, para que serve, quais seus possíveis efeitos colaterais e contraindicações, assim como qual a dosagem ideal e como tomar.

O que é a Maca Peruana?

A maca peruana é uma planta crucífera, que é a mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda. Seu nome científico é Lepidium meyenii e é originária da região central do Peru, na cordilheira dos Andes, onde é cultivada há mais de 3000 anos pelos povos da região. A parte utilizada para fins medicinais é a raiz, um tubérculo com formato parecido com um rabanete.

Para que serve a Maca Peruana?

O consumo de maca peruana se deve tanto ao seu valor nutritivo como à presença de fitoquímicos benéficos à saúde. Ela é rica em minerais, entre eles cálcio, potássio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Contém ainda fitoesterois, muitos ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e fibras.
Há milhares de anos a maca peruana é utilizada pelos povos andinos com objetivos medicinais relacionados à fertilidade, desejo sexual, vitalidade e clareza mental.
Em 2002, um estudo demonstrou também sua atividade antioxidante, combatendo diversos tipos de espécies reativas de oxigênio. Além disso, a planta parece ajudar no balanço hormonal, através de substâncias que não atuam diretamente como hormônios, mas que estimulam uma produção natural adequada, por isso é chamada de adaptógeno.
Da raiz é produzido um pó que pode ser consumido diretamente nessa forma ou encapsulado.

Benefícios da Maca Peruana

Os benefícios da maca peruana são, na sua maioria, identificados pelo uso tradicional popular, uma vez que poucas pesquisas científicas foram feitas sobre a planta. Porém as propriedades atribuídas a ela datam de milhares de anos e são várias.
1. Aumento da libido
Esse é um dos benefícios da maca peruana conhecidos há mais tempo, pois seu uso é histórico para estimular o desejo sexual, comum entre as populações peruanas desde 2000 anos atrás. Poucas pesquisas foram realizadas, mas alguns estudos em animais indicam certa propriedade afrodisíaca. Mais estudos em humanos são necessários para comprovar e entender como a planta atua, quais as substâncias envolvidas, etc, porém já existem muitos indicativos clínicos dessa propriedade. 
2. Estímulo à fertilidade
A partir dos estudos realizados até o momento, há evidências de que a maca peruana pode aumentar a contagem de espermatozoides em homens, aumentando a fertilidade. Muitos profissionais de saúde e usuários relatam a melhora da função hormonal e o aumento da fertilidade em homens e mulheres são mesmo benefícios da maca peruana.
3. Equilíbrio hormonal
O balanço hormonal deve ser extremamente controlado pelo organismo, pois os hormônios atuam em concentrações bastante pequenas e gerenciam inúmeras funções biológicas. Porém os mecanismos de controle hormonal do corpo podem, algumas vezes, falharem, levando a faltas ou excessos e muitas doenças.
A maca peruana parece atuar no controle da estimulação da produção hormonal, através do hipotálamo e glândula pituitária, os “centros” do controle do sistema endócrino no ser humano. Eles controlam as outras glândulas por todo o corpo, melhorando assim a produção hormonal nas glândulas adrenal, tireoide, pâncreas, ovários e testículos.
4. Aumento da energia
Com o uso por alguns dias, seu nível de energia e vigor já indicarão uma boa melhora, inclusive, muitos atletas utilizam a maca para aumentar a performance esportiva.
A maca contém carboidratos complexos, que são excelentes fontes de energia e ainda vitaminas do complexo B, que participam das reações bioquímicas que levam à produção de energia.
5. Ajuda no controle dos sintomas da menopausa
Os benefício da maca peruana na modulação hormonal auxilia mulheres na menopausa, cujos sintomas se devem ao desequilíbrio da produção de hormônios femininos. A maca peruana ajuda no alívio das ondas de calor, características nessa fase, e também ajuda nos sintomas da tensão pré-menstrual em mulheres em idade fértil.
Por conter cálcio, pode ajudar na prevenção da osteoporose, muito comum durante a menopausa.
6. Clareza Mental
Entre os benefícios da maca peruana também está a melhora da saúde mental. Muitas pessoas reportam obter melhor raciocínio, foco, e clareza de pensamento ao fazer suplementação com o tubérculo.
7. Estabilização do humor
A planta também parece ajudar na melhora de alguns distúrbios de humor, aliviando quadros de ansiedade, estresse, depressão e alteração constante de humor.
8. Melhora da pele
Outro importante item dos benefícios da maca peruana parece ser em relação a problemas de pele. Para muitas pessoas, ela ajuda a melhorar a acne e manchas, além de reduzir a sensibilidade e aumentar a tolerância a temperaturas muito baixas ou muito altas.

Como tomar e Dosagem

A dose geralmente indicada é de 500 a 1200 mg ao dia, mas estudos utilizaram 1500 e 3000 mg, separados em três doses diárias, para a melhora do desejo sexual masculino, sem, entretanto, encontrar resultados diferentes na eficiência dessas duas doses. Recomenda-se que se inicie o tratamento com doses menores e elas sejam aumentadas com o tempo. Seu médico ou nutricionista pode definir com maior segurança a dose ideal para você, é sempre importante consultar um profissional ao iniciar o tratamento com quaisquer suplementos.
Uma boa alternativa para obter os benefícios da maca peruana é incluí-la na preparação de diversos pratos como saladas, bebidas, vitaminas, pratos quentes, sopas, sucos e café, com o cuidado de apenas evitar temperaturas excessivamente elevadas que podem levar à perda das suas propriedades.
No início o sabor pode parecer um pouco estranho, mas depende de com qual alimento está fazendo a mistura no caso do consumo em pó e com o tempo você vai se acostumando.

Efeitos Colaterais

A maca peruana tem se mostrado bastante segura quando consumida nas doses comumente indicada e não foram identificados efeitos colaterais até o momento.
Porém, como qualquer outro suplemento, é necessário evitar o consumo em excesso. Devido aos efeitos sobre o balanço hormonal, quantidades excessivas de maca podem levam a um descontrole do sistema endócrino e causar sérias consequências. Caso sinta algum sintoma ao consumir a planta, suspenda imediatamente o uso e procure um serviço de saúde.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana, pois não existem dados que comprovem a sua segurança nesse período.
Pessoas com qualquer doença que seja hormônio sensível devem evitar o consumo da raiz. Exemplos são câncer de mama, uterino e de ovários, endometriose ou fibrose uterina. Da mesma forma, qualquer condição que possa ser afetada pela exposição a estrogênios gera riscos ao consumir maca peruana, uma vez que a planta pode potencializar a ação estrogênica.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Nenhum comentário :

Postar um comentário