sábado, 20 de fevereiro de 2016

20/02/2016 12h12 - Atualizado em 20/02/2016 12h15

Prefeitura de Cascavel confirma primeiro caso de zika no município

Infectado é um homem que viajou para o Mato Grosso do Sul em janeiro.
Paciente ficou internado em janeiro e já está bem, segundo secretaria.~

Pesquisa propõe dupla infecção do mosquito Aedes aegypti para evitar transmissão de dengue, chikungunya e zika  (Foto: Cameron P. Simmons/Divulgação)
Agentes trabalham no bloqueio de criadouros do
mosquito Aedes Aegypti próximo a casa de homem
que contraiu vírus (Foto: Cameron P. Simmons/
Divulgação)
Um caminhoneiro de Cascavel, na região oeste do Paraná, é a primeira pessoa a contrair o vírus da zika na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente contraiu o vírus em Naviraí, Mato Grosso do Sul, em janeiro.  A confirmação foi divulgada pela prefeitura neste sábado (20). 
Segundo a Secretaria de Saúde, o homem ficou internado em janeiro, e agora está bem. Após a confirmação da doença, os agentes realizaram trabalho de bloqueio na residência do paciente, localizada no bairro Esmeralda, e a um raio de distância de 300 metros.
Até este sábado, há 30 notificações de casos de zika, destes quatro foram descartados, um foi confirmado e 25 esperam os resultados de exames.
Diante dessa confirmação, a secretaria reforça o pedido para que mulheres grávidas usem repelentes e procurem orientação médica em caso de dúvida. O município também pede mais atenção da população para eliminar qualquer tipo de fogo e criadouro do mosquito Aedes Aegypti.
Casos de dengue
O número de casos confirmados de dengue no Paraná subiu 24% em menos de uma semana. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesa) em seis dias foram 1.070 novos casos da doença, chegando ao total de 5.541 casos desde agosto de 2015. Também aumentou o número de cidades em situação de epidemia, de 13 para 15. O último boletim foi divulgado nesta terça-feira (16).

Cascavel tem 74 casos positivos de dengue e 349 suspeitos, além de 514 notificações. Foram descartados 89 casos. Quanto a Febre Chikungunya há 20 casos suspeitos no município e um foi descartado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário