terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

23/02/2016 09h26 - Atualizado em 23/02/2016 09h26

Demora em laboratório atrasa entrega de exames da dengue em Buritama

Dos 115 exames enviados ao Adolfo Lutz, apenas 5 voltaram com laudo.
Instituto diz não receber quantidade correta de kits para fazer exames.


Algumas cidades do Estado de São Paulo estão com dificuldade para confirmar os casos de dengue. Isso porque o Instituto Adolfo Lutz está demorando para devolver os resultados de exames enviados pelos municípios, o que atrapalha prefeituras a planejarem ações de combate o mosquito.
Uma dessas cidades é Buritama (SP), que teve 824 casos confirmados da doença. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, mais de 115 exames foram enviados para o Instituto e apenas cinco retornaram com o laudo oficial, assim 110 exames ainda continuam no Adolfo Lutz.
Essa demora faz com que os pacientes fiquem sem saber se tiveram ou não a doença e, de acordo o município, isso atrapalha o planejamento de ações no combate ao Aedes aegypti, de modo que a prefeitura não consegue identificar os bairros com maior incidência do mosquito.
Em Buritama, a quantidade de casos confirmados não condiz com a realidade. Segundo a prefeitura da cidade, diariamente as pessoas aparecem nas Unidades Básicas de Saúde com sintomas da dengue. Para tentar amenizar o problema, a prefeitura resolveu fazer um mutirão que começou nesta segunda-feira (22) e vai até a próxima quinta-feira (25). Todas as casas da cidade serão visitadas por agentes de saúde da Vigilância Epidemiológica para receberem orientações e recolherem possíveis criadouros.
A assessoria de imprensa do Instituto Adolfo Lutz informou por meio de nota que a responsabilidade pelo atraso é do Ministério da Saúde, já que é o Governo Federal que envia os kits para fazer os exames de sorologia e há cinco meses o Instituto Adolfo Lutz não recebe a quantidade necessária para realizar os testes. Nos últimos meses, segundo a assessoria, o laboratório trabalhava com o estoque, que foi zerado, e por isso, não conseguem entregar os exames para o município no prazo correto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário