terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

23/2/2016 às 13h26

Cerca de 300 t de medicamentos vencidos são encontrados em galpão e podem ser incinerados

Auditoria foi feita por Comissão de Orçamento da Alerj; responsáveis por galpão devem depor

Em plena crise do sistema de Saúde do Rio, deputados da Comissão de Orçamento da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) encontraram cerca de 300 t de medicamentos vencidos em um galpão da secretaria de Saúde. A vistoria faz parte da auditoria que a comissão está fazendo sobre os contratos de saúde do Estado.
Todo o medicamento encontrado vai ser incinerado. No fim de semana, a revista Veja denunciou que, em cerca de um ano, 700 t de remédios vencidos foram incineradas entre junho de 2014 e março de 2015.
A comissão quer descobrir porque os insumos armazenados na Central Geral de Abastecimento, em Niterói, região metropolitana, não foi encaminhado para os hospitais da rede estadual antes de perderem a validade.
Os responsáveis pela administração desses medicamentos devem ser convocados para prestar depoimento à comissão. Deputados pediram aos responsáveis pelo depósito que enviem, nesta terça-feira (23), um relatório sobre os medicamentos armazenados no local. Só depois de receber essa lista é que a comissão vai poder saber qual foi o prejuízo causado aos cofres públicos.
Segundo a pasta de Saúde colocou a responsabilidade pela administração dos remédios em cima da concessionária. Já a empresa disse que envia todos os meses à secretaria um relatório com os remédios que estão prestes a vencer.
Em janeiro deste ano, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) encontrou cerca de 7.000 itens que deveriam ser utilizados em cirurgias, mas estavam fora da validade e armazenados em um galpão. O prejuízo foi avaliado em R$ 2 milhões.
A secretaria de Saúde abriu uma sindicância para investigar o armazenamento desses remédios.

Nenhum comentário :

Postar um comentário