sábado, 7 de março de 2015

Exames de Imagem para Diagnóstico do Câncer de Laringe

  • Equipe Oncoguia
  • - Data da última atualização: 03/10/2012

  • Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiaçãoX para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de RaiosX ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.
Este exame permite determinar o tamanho e a localização de tumores de laringe e hipofaringe, se a doença se disseminou para os gânglios linfáticos do pescoço.
Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste. A administração intravenosa de contraste deve ser realizada quando se deseja delinear melhor as estruturas do corpo, tornando o diagnóstico mais preciso.
Muitas vezes a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer.                                                    

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842007000400008
  • Ressonância Magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de tumores de laringe e hipofaringe, bem como a presença de metástases.
Assim como na tomografia, também pode ser usado um contraste via intravenosa para a obtenção de maiores detalhes do corpo, porém com menos frequência.
 
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992001000500019
  • Tomografia por Emissão de Pósitrons
A tomografia por emissão de pósitrons mede variações nos processos bioquímicos, quando alterados por uma doença, e que ocorrem antes que os sinais visíveis da mesma estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O exame PET é uma combinação de medicina nuclear e análise bioquímica, que permite uma visualização da fisiologia humana por detecção eletrônica de radiofármacos emissores de pósitrons de meia-vida curta.
Os radiofármacos, ou moléculas marcadas por um isótopo radioativo, são administrados ao paciente, por via venosa, antes da realização do exame. Como as células cancerígenas se reproduzem muito rapidamente, e consomem muita energia para se reproduzirem e se manterem em atividade, o exame aproveita essa propriedade. Moléculas de glicose, que são energia pura, são marcadas por um radioisótopo e injetadas nos pacientes. Como as células de tumores são ávidas da energia proveniente da glicose, esta vai concentrar-se nas células cancerígenas, onde o metabolismo celular é mais intenso. Alguns minutos depois é possível fazer um mapeamento do organismo, produzindo imagens do interior do corpo.
O exame PET permite detectar se o câncer se disseminou para os linfonodos ou outras estruturas e órgãos do corpo.

VIDIOLARINGOSCOPIA


Este exame deve ser agendado com antecedência.
Jejum: Para todas as idades, jejum mínimo necessário de 6 horas.
Orientações necessárias
Informações sobre o exame:
Avalia a rinofaringe (quando realizada pelo nariz), orofaringe (parte inferior da garganta) laringe e, em particular, as cordas vocaisRealizado sob anestesia tópica e sedação leve Critérios de realização:
Exame realizado somente com pedido médico.Idade mínima para realização do exame: 16 anosClientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal. Preparo:
Jejum absoluto por 6 horas (INCLUSIVE LÍQUIDOS)Vir acompanhado pois NÃO pode dirigir APÓS o exameTrazer solicitação médica Duração do exame: cerca de 30 minutos, mais 15 minutos de repouso posterior.
Cuidados após o exame:
Uma hora após o término do exame o paciente pode alimentar-se normalmente. Não existem restrições quanto ao tipo de alimentação, apenas devem ser evitados alimentos muito quentes.
Como o exame foi realizado sob sedação, o paciente deve deixar o Laboratório com acompanhante.
O paciente NÃO PODE dirigir automóvel ou outros veículos, durante TODO o dia após a realização do mesmo.
Durante um período de aproximadamente 8 horas, NÃO realizar tarefas que necessitem de atenção como mexer com máquinas e objetos cortantes.
Evitar, nas próximas 24 horas, bebida que contenha álcool.
Pode ocorrer um certo desconforto na garganta, principalmente quando é realizada biópsia. Este desconforto é passageiro, e deve desaparecer após algumas horas. Se os sintomas forem muito intensos pode ser tomado medicamento sintomático como analgésico ou anti-inflamatório. Entre em contato com seu médico para que ele sugira o nome e indique a dosagem de um desses medicamentos.
Se houver aparecimento de qualquer outro sintoma, o laboratório deve ser contatado IMEDIATAMENTE, para que o médico responsável pelo procedimento possa avaliar o caso.
Entregar autorização de Procedimento Invasivo.


Endoscopia digestiva alta
    
Exame realizado para visualização de estruturas internas do organismo como o tubo digestivo e identificação de eventuais anormalidades, sendo possível também a retirada de amostrar de material para biópsia
 
Fonte: http://oldfiles.bjorl.org/conteudo/acervo/print_acervo.asp?id=3409

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/exames-de-imagem-para-diagnostico-do-cancer-de-laringe-e-hipofaringe/2185/213/
Fonte: http://www.hospitaljoaodefreitas.com.br/exames-realizados
Fonte: http://www.almirpenafortejr.com.br/tratamos_tumoreslaringe.shtml

Nenhum comentário :

Postar um comentário