segunda-feira, 2 de março de 2015

Pesquisas têm demonstrado que, em muitos casos, uma causa significativa e fundamental da obesidade mórbida é a genética. Estudos demonstraram que, uma vez estabelecido o problema, esforços como programas de dieta e exercícios muito pouco adiantam para proporcionar um alívio eficaz a longo prazo. A ciência continua pesquisando outras respostas. Mas até que a doença da obesidade mórbida seja entendida melhor, o controle do peso excessivo é algo com o que os pacientes devem lidar durante a vida toda. Por isso, é muito importante entender que todas as intervenções médicas atuais, incluindo a cirurgia para perda de peso, (cirurgia bariatrica, cirurgia de redução do estomago ou cirurgia para obesidade mórbida) não devem ser consideradas curas médicas. São tentativas de redução dos efeitos do peso excessivo e alívio de sérias conseqüências físicas, emocionais e sociais provenientes da obesidade mórbida.
Quem deve ser submetido a cirurgia?
Infelizmente, o tratamento clínico de indivíduos muito obesos apresenta resultado muito ruim, com reganho do peso na maioria das vezes.  Atualmente, o tratamento mais eficaz para indivíduos com obesidade mórbida, é a cirurgia bariátrica.
Os candidatos á realização da cirurgia bariátrica (redução de estômago - bypass gástrico - gastroplastia redutora ou Capella) são pacientes com índice de massa corpórea igual ou superior a 40kg/m2 que tentaram tratamento clinico bem orientado e não obtiveram resultado satisfatório nos últimos dois anos. Também são candidatos a cirurgia de obesidade, pacientes com índice de massa corpórea entre 35 e 40kg/m2, associado a doenças como hipertensão arterial, dislipidemias  (colesterol e triglicérides elevados) ou ainda diabetes, apnéia do sono ou artropatias do joelho, tornozelos e coluna.
A perda de peso que ocorre após a cirurgia reduz as complicações associadas com a obesidade e garante uma maior qualidade e expectativa de vida.

Quais são as doenças associadas à Obesidade ?

A obesidade pode causar uma série de doenças conhecidas como co-morbidades e que aumentam em muito a taxa de mortalidade e diminuem a expectativa de vida destes pacientes. As mais conhecidas são hipertensão arterial (pressão alta), diabetes mellitus, cálculos (pedras) da vesícula biliar, depressão, doenças nas articulações (principalmente nos joelhos), dificuldade para respirar durante o sono (apneia noturna), cansaço fácil, úlceras e varizes de membros inferiores, impotência sexual no homem além de um incidência maior de infarto agudo no miocárdio. A cirurgia da obesidade realmente funciona ? A Cirurgia da Obesidade Mórbida é a solução moderna e definitiva para o fim da obesidade sendo um tratamento bastante eficaz na perda de peso e na sua manutenção a longo prazo, evitando também que doenças associadas como o diabetes apareçam. Existem diversos tipos de cirurgia. As opções se relacionam diretamente com o grau de obesidade, perfil do paciente e outras variáveis estudadas caso a caso. A cirurgia do bypass gástrico, também chamada de gastroplastia redutora, septação gástrica ou Capella por videolaparoscopia tem sido a mais utilizada.
Fonte: http://www.cirurgiaobesidade.com.br/novosite/index.php/cirurgia-de-obesidade/o-que-e-obesidade

Nenhum comentário :

Postar um comentário