sábado, 14 de fevereiro de 2015

O que fazer perante a suspeita de Doença Celíaca?
VÁRIOS EXAMES PERMITEM UM DIAGNÓSTICO SEGURO. 

No caso de sintomas que apontem para a Doença Celíaca, uma análise ao sangue é geralmente suficiente para um primeiro diagnóstico.
Um diagnóstico definitivo só é possível através de uma biópsia intestinal. A biópsia consiste na recolha e análise de uma amostra de fragmentos do tecido do intestino delgado de modo a detectar uma possível atrofia.

Testes Serológicos:
A suspeita de Doença Celíaca pode ser comprovada através de análises ao sangue. Este exame consiste sobretudo em analisar os anticorpos anti-transglutaminase (anti tTG) da classe IgA. Trata-se de um teste de rotina muito fiável.
Outro método muito eficaz, mas menos frequente, é o estudo dos anticorpos anti-endomísio (EMA). 
Os anticorpos anti-gliadina (AGA) da classe IgA e IgG são os mais conclusivos, sobretudo em crianças com menos de 3 anos de idade, e oferecem resultados mais fiáveis do que os outros anticorpos. Uma alteração isolada dos valores AGA-IgG não permite um diagnóstico seguro, exceto no caso de crianças com um deficit de IgA.

A Biópsia do Intestino Delgado:
Se os resultados da análise ao sangue forem positivos, deve-se efetuar uma biópsia do intestino delgado através de uma gastroduodenoscopia de modo a confirmar o diagnóstico.
No caso de uma serologia positiva e alterações típicas do intestino delgado, pode-se confirmar o diagnóstico da Doença Celíaca

Teste Genético:
Em alguns casos, o diagnóstico obtido a partir de testes serológicos ou biópsia do intestino delgado não é certo.
Em caso de dúvida, pode ser realizado um teste genético, através do qual se pode excluir a possibilidade da Doença Celíaca, mas nunca diagnosticá-la. Na maioria dos celíacos (no mínimo 95%) pode-se comprovar a existência dos genes HLA-DQ2 e HLA-DQ8 no sangue.
No entanto, esta predisposição genética não é o único fator causador da Doença Celíaca, pois este gene também foi detectado em 20-30% da população ''saudável'', que não tem a Doença Celíaca.
Fonte: http://www.global.schaer.com/~/media/Files/International/A-Z%20booklet/Sch%C3%A4r_Z%C3%B6liakiebuch_PT_
Internet.pdf

Nenhum comentário :

Postar um comentário