Farmácia Popular
O Governo Federal criou o Programa
Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para
as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede
própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da
rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular".
O Programa Farmácia Popular do Brasil é
uma iniciativa do Governo Federal que tem objetivo de ampliar o acesso
de toda população aos medicamentos cumprindo uma das principais
diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Foi
implantado por meio da Lei nº 10.858,
de 13 de abril de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) a
disponibilizar medicamentos mediante ressarcimento, e pelo Decreto nº 5.090, de 20 de maio de 2004, que regulamenta a Lei 10.858 e institui o Programa Farmácia Popular do Brasil.
As unidades próprias contam com um
elenco de 112 medicamentos, mais os preservativos masculinos, os quais
são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até
90% do valor de mercado. A condição para a aquisição dos medicamentos
disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação do CPF juntamente
com uma receita médica ou odontológica.
Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular
A farmácia popular vem ajudando muitas famílias que antes não possuíam condições financeiras de comprar medicamentos caros, e hoje esses medicamentos estão sendo disponibilizados por um preço bem mais em conta, assim todos podem ter acesso, e somente quem já precisou para saber como é bom o programa, mas não são todos os medicamentos que estão disponíveis, e para você saber quais são existe a lista de medicamentos da farmácia popular.
Os medicamentos disponíveis na farmácia popular são para vários problemas diferentes, portanto, não deixe de conferir quais são esses medicamentos, porque aquele que você tanto usa pode estar disponível e por um preço bem mais em conta. Mas é importante que você compreenda que em alguns pontos esses medicamentos estão em falta e aos poucos eles são colocados de volta.
Fonte: http://2015online.net/farmacia-popular-lista-de-medicamentos-preco-2015
Lista de medicamentos da Farmácia Popular:
Lista de alguns medicamentos de marca e genéricos disponíveis encontrados de graça no programa Farmácia Popular, classificados por doença:
- Hipertensão: Ablok, Angiless, Angipress, Angitens, Atenegran, Ateneum, Atenobal, Atenokin, Atenol, Atenolol, Atenopress, Biotenor, Genopress, Plenacor, Telol, Tenolon, Abepoten, Antipressin, Aorten, Cabioten, Capobal, Capoten, Capotrat, Capotrineo, Capox, Capril, Captil, Captocord, Captolab, Captomax, Captomed, Captomido, Capton, Captopiril, Captopril, Captopron, Captosen, Captosif, Captotec, Catoprol, Ductopril, Genoptril, Hemopress, Hipocatril, Hipoten, Hipotensil, Ritpress, Tompril, Venopril, Amprax, Antitensin, Cardbloc, Cardix, Propranolol, Hidroclorotiazida, Cozaar, Lanzacor, Aradois, Hidromed, Hidroless, Losartan, Potássico, Losartec, Losartion, Torlos, Valtrian, Zaarpress, Zart, Angiopril, Atens, Cardionato, Enalabal, Enalamed, Enalap, Enalatec, Maleapril, Maleato de Enalapril, Vasopril, Venalapril.
Fonte: http://www.tuasaude.com/medicamentos-de-graca-no-farmacia-popular/
Para ter acesso a esse programa, precisa ser feito um cadastro. Funciona assim: a pessoa vai até a farmácia comercial (não da Secretaria da Saúde de sua cidade) mais próxima levando todos os documentos necessários para fazer esse cadastro. Através dele, pode-se evitar fraudes, porque você vai até lá todo o mês no dia indicado com os seus documentos e retira os medicamentos. Em casos que que não houver um procurador (uma pessoa que retire os medicamentos em seu lugar, caso você não possa ir até lá por motivos de saúde), somente a pessoa titular poderá fazer isso, ninguém mais. Pois essa procuração é registrada em cartório.
Nenhum comentário :
Postar um comentário