quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Aveia:

Farelo de aveia - Foto: Getty Images 

Fonte de fibras solúveis, a aveia contém alto teor de fibras solúveis, principalmente a betaglucana, que auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Ela age como uma pequena esponja que absorve a gordura, ajudando na redução das taxas de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. 

 

Benefícios da aveia

Fonte de proteínas, vitaminas e minerais

A aveia é rica em proteínas, vitaminas (principalmente vitaminas do complexo B) e minerais (como ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre e manganês). Segundo dados disponíveis na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100 g de aveia em flocos contém 48 mg de cálcio, 119 mg de magnésio, 153 mg de fósforo, 2,6 mg de zinco e 4,47 mg vitamina B3.

Atenção, celíacos!

Por normalmente ser manipulada junto ao trigo, a aveia contém glúten. Portanto, não deve ser consumida por indivíduos com doença celíaca ou pessoas alérgicas ao glúten.

Composição nutricional – em uma porção de 30 g (2 colheres de sopa) de Aveia Flocos Finos e Flocos Regulares, temos: 106 kcal, 17 g de carboidratos, 4,3 g de proteínas, 2,28g de gorduras totais, sendo 0,58 g de gordura saturada e 2,9 g de fibras.

Tipos de aveia e diferenças:

Conheça, a seguir, os tipos mais comuns de aveia disponíveis no mercado.
Floco: é o grão prensado com 100% das fibras e dos outros nutrientes da aveia. Ideal para ser polvilhado na fruta, no iogurte, no sorvete e na salada. Ou ainda para deixar a farofa, o pão e o bolo mais crocantes. Tem 106 calorias em 30 g.
Floco fino: passa por um processo de moagem, mas as fibras e os nutrientes continuam preservados. As calorias são as mesmas dos flocos. É indicado para engrossar mingau e sopas. Também é utilizado para dar liga na massa do pão, bolo ou torta.
Farelo: obtido da parte externa do grão, é a versão com maior concentração de fibras solúveis e, portanto, a mais indicada para a perda de peso. Substitui parcialmente a farinha de trigo usada em bolos, pães e tortas. Tem 102 calorias em 30 g.
Farinha: extraída da parte interna do grão, tem um pouco menos de fibras que os flocos. Pode ser usada para substituir totalmente a farinha de trigo nas receitas, com a vantagem de enriquecer os pães, tortas e panquecas com vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais (ferro, magnésio e zinco) da aveia. Cada 30 g tem 109 calorias.

Fonte: http://www.mulher.com.br/bem-estar/santa-aveia

Aveia-comum:

A aveia-comum (Avena sativa) é uma espécie botânica pertencente à família das poáceas, também é conhecida como aveia-branca. A aveia é cultivada com vários propósitos: para pastagens, forragens, grãos, sendo que a produção mundial é distribuída da seguinte maneira: aproximadamente 78% para alimentação animal, 18% para alimentação humana e os 4% restantes para uso industrial, sementes e exportação.

Esta planta tem um caule de 50-100 cm de altura e as folhas são alternadas, lanceoladas e planas. Tem uma panícula com espigas de 2 cm de largura. O fruto é o cereal utilizado em todo o mundo como alimento.

Proteína:

A aveia é o cereal que contém apenas uma proteína tipo globulina ou leguminosa, a avenalina, como a proteína de armazenamento principal (80%)9 . Globulinas são caracterizadas por solubilidade em solução salina diluída. As proteínas de cereais mais típicos, tais como glúten e zeína, são prolaminas. 

 

A proteína menor da aveia é uma prolamina, a avenina. Proteína de aveia é quase equivalente à proteína de soja, que pesquisa da Organização Mundial de Saúde tem mostrado, é igual à proteína da carne, leite e ovo. O teor de proteína das cascas do núcleo da aveia varia de 12-24%, o maior entre os cereais.

 

Propriedades e contra-indicações:

A aveia, assim como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, possui o glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.                                   

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aveia-comum 

Nenhum comentário :

Postar um comentário