terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Casos de Intolerância ao Glúten:

O ano é 2005. A professora universitária Flávia Anastácio de Paula lida com uma cena que virou rotina. Seu filho do meio, Emílio, então com apenas dois anos, vomita sem parar durante horas. Abaixo do peso, com constipação crônica, crises de hiperatividade, pneumonias frequentes, dores fortes nas pernas e peso e estatura muito abaixo do indicado, Emílio começou a adoecer quando tinha apenas seis meses de vida. À época, Flávia deu início a uma via-crúcis: descobrir qual era a doença do filho. No caminho, que durou quatro anos, passou por mais de 15 médicos diferentes, dezenas de exames clínicos e laboratoriais e internações hospitalares regulares. Em setembro de 2007, aos quatro anos, Emílio foi enfim diagnosticado: ele era portador da doença celíaca.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/doenca-celiaca-mata-42-000-criancas-por-ano-no-mundo-mas-permanece-desconhecida-no-brasil


Na adolescência, a atriz Ísis Valverde descobriu que tinha uma intolerância permanente ao glúten, conhecida como doença celíaca. Ao ingerir alimentos que continham o complexo de proteínas (presente no trigo, cevada, aveia, malte e no centeio), o organismo de Ísis desencadeava uma reação inflamatória crônica no intestino delgado. Resultado: dores abdominais, queda de cabelo, diarreia.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/16/isis-valverde-faz-campanha-sobre-intolerancia-permanente-ao-gluten.htm

"Eu tinha 19 anos quando a doença 'acordou'. Passei muito mal e ninguém descobria o que era. Fazia exames e mais exames. Chegaram a dizer que eu tinha anemia, mas não era isso. Meu cabelo caía, era uma loucura. Em um mês, cheguei a pesar 45 quilos. Passava muito mal, porque o glúten irritava todo o 'caminho' da comida em meu corpo", contou Isis à publicação.

Desde então, a atriz passou a seguir uma dieta especial. "Não faço nenhum sacrifício. Só excluí o glúten. Como de tudo: macarrão, panqueca, bolo... Mas tudo sem glúten. Com a intolerância, você só tem que parar de ingerir o glúten, não precisa ter uma dieta específica", disse. "Como de tudo. Tudo!

Até brigadeiro à noite (risos). Fiquei sem malhar por dois meses e não engordei nem um pouco. Mas minha mãe é uma 'palita' também e come que nem uma doida (risos)", comentou ela, que logo após mudar a alimentação sentiu a diferença.

"Não tenho mais dor no estômago nem refluxo, meu intestino funciona normalmente. Meu cabelo parou de cair. Tudo melhorou quando descobri que era celíaca e cortei o glúten da minha alimentação. Porque a reação quando você come glúten e tem alergia é só quando a doença 'acorda', porque ela fica latente por um bom tempo e pode até nunca 'acordar'. Depende da pessoa".
Fonte: http://ego.globo.com/beleza/noticia/2014/01/nada-de-gluten-isis-valverde-fala-da-restricao-alimentar-que-fez-secar.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário