Alcoólicos Anônimos passam a atender dependentes com a ajuda de robô nas redes sociais
Nova página, chamada de 'Amigo Anônimo' receberá mensagens de pessoas; respostas tentarão ajudar a evitar a bebida e levar para reunião.
Durante os últimos três meses, os Alcoólicos Anônimos no Brasil
juntaram os depoimentos de seus 70 anos de história para a criação de um
robô no bate-papo do Facebook, lançado nesta quarta-feira (29). A nova
aba para conversa deve ser uma alternativa ao primeiro contato com
grupo, que tem 12 passos para largar o alcoolismo. É a primeira vez que a
comunidade abre atendimento pelas redes sociais.
O nome da página é "Amigo Anônimo" e,
é claro, também irá manter o anonimato de quem entra em contato. De
acordo com os AA, a proposta é ajudar no momento de quase recaída:
informa sobre grupos de atendimento de emergência e também orienta
amigos e familiares de dependentes. As interações procuram motivar as
pessoas a irem pessoalmente para o atendimento completo. O próprio
sistema fornece os horários e os endereços mais próximos.
Em menos de 48h, a página recebeu mais de 20 mil curtidas e 70 mil
acessos, de acordo com dados do Facebook. Todo o sistema foi construído
com base nos depoimentos - e na necessidade de resposta - descrita pelos
participantes dos grupos de conversa. Entre as pessoas que acessaram a
ferramenta neste primeiro dia, 40 já reverteram em ligações de ajuda.
“Muita gente começa a beber jovem e o alcoolismo vai acarretar mais pra
frente. E onde estão os jovens? E onde está todo mundo? Na internet.
Vamos pegar os 70 anos de experiência dos AA e colocar isso numa
ferramenta pra ajudar outras pessoas”, disse Fernando Palandi, diretor
de arte da agência J. Walter Thompson responsável pela comunidade.
Com o novo robô, os AA esperam ter mais contato com o público jovem,
que tem menos conhecimento sobre as reuniões de dependentes, e as
mulheres, que enfrentam mais preconceito quando buscam ajuda no combate
ao alcoolismo.
"Os AA têm mais de 5 mil grupos no Brasil, uma média de 12 mil reuniões
semanais, mas nós não conseguimos atingir o grupo jovem e,
principalmente, essa demanda que a gente vê do alcoolismo feminino, que é
muito escondido e que sofre um grande preconceito na sociedade. Basta
você ir nas salas de reunião de AA e ver que há muito mais homens do que
mulheres. Essa forma digital deve atingir esse público", disse Jaira
Adamczyk, psicóloga e presidente da junta de serviços gerais dos
Alcoólicos Anônimos.
O desenvolvimento do serviço é uma parceria entre a J. Walter Thompson,
agência responsável pelas ações de comunicação da entidade, o Facebook e
a Movile, que desenvolveu a ferramenta.
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