segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Conheça alimentos que podem fazer maravilhas por seu humor

Veja alimentos que podem ajudar a combater o mau humor e estresse

Chocolate

Chocolate
Se tem um item que certamente não poderia ficar de fora dessa lista, este é o chocolate, certo? Já foram comprovados cientificamente diversos benefícios que o chocolate pode trazer a saúde, principalmente na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.
E assim como já foi comprovado que o chocolate faz bem ao coração, já descobriu-se também que ele é indicado para melhora do humor. Segundo especialistas o chocolate possui polifenóis, como flavonoides, substância que aumenta os níveis de serotonina, resultando assim na melhora do humor.

Leite

Leite
Rico em aminoácido tripotofano, o leite pode ajudar na formação do hormônio serotonina, o que facilita a liberação de componentes energéticos, mantendo assim a vitalidade do organismo e combatendo os agentes estressantes. De acordo com nutricionistas o hormônio serotonina está ligado diretamente à sensação de bem-estar e felicidade.

Gengibre

Gengibre
O gengibre tem sido muito usado por pessoas que estão em dieta ou praticando atividades físicas. Seja consumido no suco, tempero ou até mesmo chá, ele também é um alimento aliado do bom humor, uma vez que possui vários componentes, como betacaroteno, capsaicina e cúrcuma.
Especialistas explicam que o gengibre funciona também como um anti-inflamatório contra doenças musculoesqueléticas, assim como o reumatismo, ajudando ainda no combate à depressão.

Probióticos

Probióticos
Alimentos como leites fermentados, iogurtes e queijos azuis, possuem em sua composição alguns microrganismos vivos. Estes quando ingeridos em quantidades satisfatórias promovem bons resultados ao hospedeiro.
Segundo nutricionistas, os probióticos trazem benefícios ao organismo por atuarem sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol e ajudando nos quadros de diarreias e constipação, podendo ainda contribuir com a melhora do humor.

Prebióticos

Prebióticos
Alimentos comuns ao dia a dia, tais como cereais integrais, folhosos, farelo de trigo, frutas cítricas, aveia e linhaça, fazem parte da família dos prebióticos. Estes são alimentos não digeríveis por parte dos microrganismos do intestino.
Na prática esses itens podem afetar de forma positiva o hospedeiro pelo estímulo de forma seletiva do crescimento ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas. Especialistas ponderam que alimentos dessa natureza tendem a proporcionar redução em sintomas de alergia, aliviar a constipação e provocar uma melhora no humor.

Café

Café
Consumido em praticamente todo o Brasil, o café é uma bebida que se ingerida em pequenas quantidades também pode trazer benefícios à saúde.
Ele possui compostos bioativos, como a cafeína, niacina, trigonelina, ácidos clorogênicos, quinídeos e melanoidinas, o que segundo especialistas resulta em um estímulo ao sistema nervoso central e consequentemente aumenta a síntese e liberação de neurotransmissores.
Graças a essas características, a bebida acaba afetando a força de contração cardíaca, o ritmo respiratório, e aumentando a taxa metabólica basal, causando ainda um efeito diurético. Vale dizer também que além de todos os benefícios citados, o café pode ainda ajudar na prevenção da depressão.

Banana

Banana
A banana é uma fruta rica em carboidrato e tripotofano, esses dois componentes ajudam na formação de serotonina, que como já mencionado anteriormente, é o hormônio do humor e da felicidade.

Folhas verdes

Folhas verdes
As folhas verdes que usamos em saladas e até na preparação de sucos e chás, possuem ácido fólico e vitamina B, que juntos atuam no sistema nervoso, formação de serotonina e combate ao estresse. Esses alimentos ainda possuem a clorofila, substância que ajuda o organismo a se desintoxicar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário