Publicidade23/12/2015 | 15h29
Campanha usa Twitter para mostrar a jovens os riscos do cigarro à voz
Usando pessoas que tiveram que tirar toda a laringe, ação quer mostrar que a morte não é o único risco do tabagismo
Usar a "voz" da juventude para mostrar a voz de quem passou a uma laringectomia total — retirada de toda a laringe em função de um câncer em estágio avançado — em decorrência do consumo de cigarro. Este foi o ponto de partida da campanha criada para a Associação de Defesa da Saúde do Fumante (Adesf), ONG de São Paulo que combate o tabagismo há mais de 20 anos, que usou a internet para "conversar" com jovens sobre os malefícios desse consumo.
Intitulada de A Voz do Cigarro, a ação desenvolvida pela agência NEOGAMA/BBH contou com a participação de cinco voluntários que passaram pela cirurgia. Eles gravaram frases sobre cigarro postadas por jovens no Twitter para mostrar como é a voz de quem passa pelo procedimento — muitas vezes fraca ou metalizada pelo uso de um aparelho chamado de laringe eletrônica. Essas postagens eram respondidas com a gravação feita pelos voluntários. Cada um, gravou cerca de 20 ou 30 frases.
— Queríamos tirar essa caracterização de que o cigarro mata. Jovem acha que é imortal — explica a equipe de arte da campanha.
Desde a última quinta-feira, a equipe da agência tem respondido aos usuários de cigarro com os áudios dos idosos que passaram pelo procedimento. Falando diretamente com o público que quer atingir, jovens que buscam no cigarro a autoafirmação, a repercussão da ação é considerada positiva e motivou ainda mais os seus criadores:
— Três pessoas já nos pediram ajuda para parar de fumar — diz um dos redatores.
Outros já sinalizaram que pretendem repensar o vício ou mesmo retuítam ou compartilham o conteúdo da campanha. Entidades ligadas à Medicina também têm ajudado no compartilhamento da campanha.
Intitulada de A Voz do Cigarro, a ação desenvolvida pela agência NEOGAMA/BBH contou com a participação de cinco voluntários que passaram pela cirurgia. Eles gravaram frases sobre cigarro postadas por jovens no Twitter para mostrar como é a voz de quem passa pelo procedimento — muitas vezes fraca ou metalizada pelo uso de um aparelho chamado de laringe eletrônica. Essas postagens eram respondidas com a gravação feita pelos voluntários. Cada um, gravou cerca de 20 ou 30 frases.
— Queríamos tirar essa caracterização de que o cigarro mata. Jovem acha que é imortal — explica a equipe de arte da campanha.
Desde a última quinta-feira, a equipe da agência tem respondido aos usuários de cigarro com os áudios dos idosos que passaram pelo procedimento. Falando diretamente com o público que quer atingir, jovens que buscam no cigarro a autoafirmação, a repercussão da ação é considerada positiva e motivou ainda mais os seus criadores:
— Três pessoas já nos pediram ajuda para parar de fumar — diz um dos redatores.
Outros já sinalizaram que pretendem repensar o vício ou mesmo retuítam ou compartilham o conteúdo da campanha. Entidades ligadas à Medicina também têm ajudado no compartilhamento da campanha.
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