segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Melatonina: o hormônio do sono

É produzido nos seres humanos pela glândula pineal (epífise neural), localizada no centro do cérebro e participa do sistema endócrino. Um dos componentes mais importantes da melatonina é o triptofano (aminácido essencial) e tem como vantagem conseguir atravessar facilmente através da membrana celular.

Funções da melatonina

De forma geral, a glândula pineal consegue atuar regulando os ritmos biológicos. Dentre as substâncias secretadas por ela, temos a melatonina, cuja função principal é equilibrar o sono. Desta forma, quando estamos num ambiente tranquilo, silencioso e escuro, os nossos níveis de melatonina aumentam e isso provoca o sono.
É justamente disso que vem a importância de dormir num ambiente tranquilo. Quem sofre de insônia precisa montar esse ambiente, fazendo até mesmo um isolamento acústico e colocar cortinas escuras nas janelas do quarto para conseguir uma elevação nas taxas desse hormônio.
Veja quais são os alimentos mais indicados para quem quer ter uma boa noite de sono.
Melatonina: o hormônio do sono
Existe um certo tipo de programação interna no nosso corpo. Nós costumamos sentir sono no mesmo horário e acordar no mesmo horário, como uma espécie de hábito, não é mesmo? Isso independe da quantidade de luz e de som do ambiente.
Porém, se ficarmos expostos por muito tempo a um local com muita luminosidade e presença de som constante, nosso relógio biológico se modifica e ocorre uma nova adaptação frente a um novo estímulo. É por isso que trabalhadores noturnos podem sentir dificuldade para dormir: o ciclo do sono está em constante readaptação.
Também é por causa disso que algumas pessoas são ditas noturnas e outras diurnas. É como se cada um de nós tivéssemos a própria “zero hora”, como uma impressão digital. Desta forma, alguns conseguem ter uma produção melhor de noite e outras, de dia.
Melatonina: o hormônio do sono

Melatonina e o câncer

A melatonina começou a ser investigada com outras finalidades além do tratamento para a insônia. Dentre essas pesquisas, foi possível descobrir uma relação direta entre as taxas de melatonina no organismo o risco de desenvolver câncer.
Numa delas, realizadas no Canadá, constatou que, mulheres que trabalharam por mais de 30 anos durante a noite, apresentaram 2 vezes mais chances de desenvolver o câncer de mama. Outra pesquisa, dessa vez em homens que faziam trabalhos noturnos, constatou que esses indivíduos tinham mais chances de desenvolver câncer de próstata, reto, bexiga, pulmão e linfoma.
Melatonina: o hormônio do sono
Estudos posteriores conseguiram constatar que, realmente, a presença ou ausência da melatonina na corrente sanguínea tinha relação com o aparecimento ou não de células tumorais. O hormônio consegue impedir que as células passem pelo processo oxidativo (danifica e modifica o DNA) causado pelos radicais livres, principal causador do câncer.

Ajuda no emagrecimento

Já está mais que comprovado que, quem dorme pouco ou com pouca qualidade, tende a ganhar mais peso. A melatonina diminui a vontade de comer dos indivíduos e ainda melhora no metabolismo dos lipídeos. Além disso, a melatonina também reduz aqueles ataques à geladeira durante a madrugada que muita gente faz.
Saiba quais hábitos devem ser cultivados para acabar com a insônia.

Previne o AVC

A melatonina consegue promover um efeito protetor quando o assunto é cuidar do cérebro. Ele reduz a chances do indivíduo desenvolver edema cerebral e também ajuda no tratamento já que consegue melhorar a coordenação motora que fica bastante prejudicada em pessoas que passaram por esse tipo de acometimento.

Coadjuvante no tratamento de doenças psiquiátricas

Um estudo realizado com 196 pessoas conseguiu demonstrar a eficiência do suplemento de melatonina frente à medicação antidepressiva. Houve separação de 3 grupos: o que consumia melatonina, um grupo placebo e outro que recebia as doses da medicação. Além do hormônio conseguir ser mais eficiente, não causava os efeitos colaterais do remédio.
4

Como tomar melatonina

É muito fácil de encontrar suplementos de melatonina em sites e lojas de suplementos. Porém, antes de comprar, lembre-se de que o seu corpo já produz melatonina. Ou seja, com o suplemento você pode causar uma hiperdosagem do hormônio no organismo. Por exemplo, uma dose de 1 a 3 mg pode levar a um aumento em 1 a 20 vezes o valor normal da substância.

Advertências e contraindicações

Se você não tem nenhum problema para dormir ou nenhuma outra patologia que precise diretamente do suplemento de melatonina, procure o médico antes de adquirir o suplemento. Primeiro, é preciso saber se o seu corpo realmente necessita de maiores doses do hormônio. Além disso, algumas pessoas estão impossibilitadas de ingerir a substância:
  • cardiopatas ou que tenham maior probabilidade de ser;
  • trabalhadores de máquinas pesadas;
  • crianças menores de 12 anos;
  • mulheres que estão tentando engravidar ou que já estejam gestantes;
  • quem faz uso de medicamento para controlar a pressão arterial;
Antes de consumir qualquer tipo de suplemento, consulte o seu médico, mais precisamente o nutrólogo. Ele é quem vai analisar para saber se os seus níveis de melatonina estão ou não de acordo com o seu ritmo de vida.
Queridos leitores, a Pineal, é uma Glândula Neuroendócrina, localizada no diencéfalo, presa por uma haste à parte Posterior do Teto do Terceiro Ventrículo. Participa de ritmos biológicos, age como um TRANSDUTOR NEUROENDÓCRINO, ou seja, converte impulsos luminosos em descarga hormonal, participando do ritmo circadiano e de outros ritmos biológicos, como os relacionados com as estações do ano.
Sua principal substância isolada é a MELATONINA. 
-As quantidades de Serotonina sofrem variações rítmicas durante as 24 horas do dia, de acordo com a alternância dos períodos dia (claro) e noite (escuro). De DIA, são encontrados níveis elevados de Serotonina, pois o seu metabolismo é inibido pela luz.
-À NOITE, são encontrados níveis baixos de Serotonina, uma vez que a diminuição da luminosidade começa a estimular o seu metabolismo. A diminuição da intensidade luminosa, que culmina com a fase NOTURNA do dia, desencadeia uma importante sequência de mecanismos que levam a ativação de enzimas que permitem a formação de MELATONINA, a partir da SEROTONINA. 
Principais Ações da Melatonina
-A Melatonina pode ser considerada a substância que permite a expressão química da escuridão. Através da maior produção noturna da Melatonina (decorrente de uma maior metabolização enzimática da Serotonina, seu mais importante precursor), a Pineal transmite para o meio interno a ideia de se é dia ou noite no meio exterior, e, através do seu perfil plasmático noturno, qual a estação do ano (principalmente a diferença entre inverno/verão, em virtude das noites mais longas ou mais curtas);
-Papel Modulador sobre as Funções Reprodutivas: A produção de Melatonina varia com a idade. Até o 3° mês de vida, os recém-nascidos produzem pouca Melatonina. A partir de então, seus índices se elevam gradualmente, até a fase pré-puberal, época em que inicia a diminuir. Por isso, é bem possível que exista uma relação entre maturidade sexual (início da Puberdade) e produção de Melatonina. Associe-se a essa relação o fato de indivíduos com tumores destrutivos da Pineal apresentam puberdade precoce;
-Ação Anti-oxidante: A Melatonina atua como anti-oxidante protegendo as células contra a ação destrutiva de radicais livres;
-Ação Moduladora sobre o Sistema Imunológico: A Pinealectomia reduz a capacidade de resposta imunológica de animais em experimentação. A terapêutica substitutiva com Melatonina, por sua vez, restaura as funções de defesa do organismo.
Ps: 
-O declínio da produção de Melatonina pode ter várias causa, entre elas: Desnutrição, Interação de drogas e Medicamentos, Estresse e o Envelhecimento.
-Uma pessoa sob estresse produz normalmente mais ADRENALINA e CORTISOL. Sabemos que para cada molécula de Adrenalina formada, quatro moléculas de Radicais Livres irão ser produzidas, com isso, a probabilidade de lesão nas células aumenta.
-Atividade Física: estimula a Melatonina.
-Faço Melatonina: quando durmo (no escuro), das 22:00-03:00 horas da madrugada. A partir daí, a Melatonina transforma-se em Serotonina. A Serotonina é o hormônio do alerta, bom humor. Acordamos pela manhã sem irritação e cansaço.
-No Inverno, dá mais Depressão pela falta da Melatonina e Serotonina.
-Bebês que choram a noite toda, não fazem Melatonina, por isso, ficam irritados.
-Medicamentos Hipnóticos (para dormir) não deixam fazer Melatonina e Serotonina.     

Nenhum comentário :

Postar um comentário