17/12/2015 às 09h57 (Atualizado em 17/12/2015 às 13h14)
Primeiro caso de zika vírus no Entorno do DF é confirmado em grávida
A secretaria ainda não sabe dizer se há microcefalia no feto
A paciente diagnosticada com o Zika Vírus tem 22 anos e encontra-se na 14ª semana de gestaçãoReprodução/Rede Record
A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou nesta quinta-feira (17) o primeiro caso de zika vírus em Santo Antônio Descoberto, região do Entorno do Distrito Federal.
A paciente diagnosticada com o Zika Vírus tem 22 anos e encontra-se na 14ª semana de gestação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi até a residência da paciente, no bairro Parque Estrela Dalva XI, e teve a informação que ela teria se mudado para o bairro Parque Santo Antônio. A paciente foi encontrada, porém, ela não recebeu o resultado oficial do exame, por isso o nome dela ainda não foi divulgado.
A paciente diagnosticada realizava pré-natal e acompanhamento no Posto de Saúde número 09 do município. Após consulta de rotina e com sintomas agudos do zika vírus, o médico do posto, Tiago Caetano, encaminhou a paciente para o hospital de referência mais próximo para gravidez de alto risco, neste caso o HUB (Hospital Universitário de Brasília). Para conseguir a vaga, ele realizou contato prévio com residentes do hospital que conhecia da época em que estudou na instituição.
A paciente receberá oficialmente o resultado do exame nesta sexta-feira (18) no HUB e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá acompanhá-la. A secretaria esclarece que foi confirmado apenas que ela tem o zica virus e não a microcefalia no feto.
Em novembro, foi realizado manejo ambiental no bairro Parque XI, onde foram retirados entulhos, realizados bloqueios e distribuído materias educativos para à população. Ainda assim, a prefeitura promete intensificar o combate ao Aedes Aegypti no local, com apoio do Estado, que pede a ajuda dos moradores porque 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.
Nenhum comentário :
Postar um comentário