Água parada é ambiente para a proliferação do mosquito da dengue
O GLOBO flagrou lixo e poças d’água na Glória e Zona Portuária
por Márcio Menasce
Reforma interrompida acumula água no antigo Hotel Glória - Márcia Foletto / Agência O Globo
RIO - Pesquisadores e autoridades de saúde que atuam no combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti dizem que é melhor prevenir do que remediar para impedir a reprodução do mosquito. No entanto, não é o que se vê na cidade. Nesta quinta-feira, O GLOBO encontrou muita água parada, onde pode ocorrer a proliferação do inseto, na obra do antigo Hotel Glória e no chafariz da Praça Luiz de Camões, também na Glória. Na Zona Portuária, o terreno onde deve ser erguida uma Trump Tower, estava cheio de lixo, lugar propício para o acúmulo de água.
A situação no hotel, cujas obras estão paradas, segundo vizinhos, não é novidade.
- São poças enormes de uma água verde nojenta. A gente sofre muito com os mosquitos. Já tive dengue e acho que zika também. Fiquei com manchas vermelhas no corpo. Os moradores reclamam pelo telefone 1746, da prefeitura, mas nunca vi ninguém vir aqui - conta Alice de Oliveira, que mora ao lado da obra.
A Secretaria municipal de Saúde informou que conta com três mil agentes, que já fizeram este ano mais de nove milhões de vistorias em imóveis na cidade. Segundo o órgão, todos os lugares citados pelo GLOBO são visitados a cada 15 dias.
Responsável pela obra da Trump Tower, a Even Construtora informou que não é a dona do terreno, apenas tem protocolo de intenções para desenvolver o projeto no local. A empresa se comprometeu, porém, a limpar o lugar. Nenhum representante das obras do Hotel Glória foi localizado pelo GLOBO.
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/agua-parada-ambiente-para-proliferacao-do-mosquito-da-dengue-18324960
Nenhum comentário :
Postar um comentário