Pesquisadoras norte-americanas estão desenvolvendo um ‘camarão’ vegano
Produto pode diminuir impacto ao meio ambiente a salvar animais.
Fabio Chaves
Do Vista-se
Do Vista-se
As biólogas norte-americanas Dominique Barnes e Michelle Wolf, da Universidade Carnegie Mellon e do Instituto Scripps de Oceanografia, pretendem começar as degustações de um novo produto em fevereiro de 2016.
O produto que as pesquisadoras vão apresentar é uma alternativa sem nada de origem animal ao camarão. Segundo elas, será como um camarão, mas feito à base de proteínas vegetais e algas marinhas.
Das algas, as biólogas estão usando uma parte muito particular que faz parte da raiz delas e que está no cardápio dos camarões no mar. É essa alga que os deixa com a coloração e gosto característicos.
A ideia inicial de Dominique e Michelle é que, com o novo produto sendo fabricado em escala, o impacto ambiental da produção e captura de camarões possa diminuir. “Nós devemos consumir comida, sem consumir o oceano.” – dizem as pesquisadoras no slogan da New Wave Foods, como foi batizada a empresa delas.
Nos Estados Unidos, os camarões são os animais marinhos mais consumidos. No Brasil e em outros países o animal também é bastante usado. Não há previsão de chegada do produto ao mercado, mas se for algo que realmente faça quem come camarões optar pela versão vegana, será uma grande revolução.
Nenhum comentário :
Postar um comentário