Saúde14/12/2015 | 11h06
Número de casos suspeitos de Zika em Porto Alegre sobe para sete
Nesta manhã, ruas do Centro de Porto Alegre receberam a aplicação de inseticida para combater o mosquito
Felipe Martini
Seis novos casos suspeitos de zika vírus foram notificados em Porto Alegre. Até a semana passada, a prefeitura falava em um caso suspeito, notificado em outubro. Os novos casos são de dezembro e todos importados, segundo a secretaria municipal da saúde. Ou seja, não foram contraídos na Capital. A prefeitura não informou em quais bairros foram registrados os casos suspeitos e explica que cada um está sendo analisado para definir ações de controle.
Na manhã desta segunda-feira, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aplicou inseticida para acabar com focos do mosquito Aedes aegypti em no centro de Porto Alegre. A aplicação foi feita em trechos da Rua Demétrio Ribeiro, da Avenida Borges de Medeiros e da Rua Coronel Fernando Machado. A ação foi realizada após uma suspeita de caso de zika vírus na região.
– Nós tivemos nessa área um caso suspeito de zika vírus, uma pessoa que veio de São Paulo. Estamos fazendo uma aplicação de inseticida em um raio de 50 metros de onde esteve o paciente, para evitar a transmissão da doença. Essa é uma ação para evitar a transmissão viral e para pegar os mosquitos que possam ter picado esse paciente e possam estar com o vírus – explica o médico veterinário da Secretária Municipal da Saúde Luís Felipe Júnior.
No local, já foram realizadas ação de controle vetorial, com busca e eliminação de criadouros e orientação aos moradores, por agentes de combate a endemias. No bairro Menino Deus, agentes da SMS realizarão visitas domiciliares para buscar criadouros de mosquitos e orientar a população sobre a eliminação nas proximidades da Rua Costa, a partir da semana que vem.
Nenhum comentário :
Postar um comentário